Sem tempo, sem foco, sem respostas… E agora?!

Just in time or just in case? Just on focus!

De uns meses pra cá comecei a usar um método de gerenciamento de tempo chamado Pomodoro Technique [http://www.pomodorotechnique.com] que, no meu caso, tem ajudado bastante a manter foco e ser bem mais produtivo. Basicamente você estabelece janelas de 25 minutos de trabalho ininterrupto e começa a “jogar contra o tempo”.

Passos

Resumi a técnica nesses 4 passos:

  1. Escolha uma atividade na sua TO DO list e estabeleça uma janela de tempo (pomodoro) de 25 minutos de PURO trabalho. Um pomodoro NÃO pode ser interrompido, tem que ser 25min de trabalho ININTERRUPTO (o tempo estabelecido pode ser customizado). A cada pomodoro cumprido você marca pontos! (esse post mesmo, reservei 25min no máximo pra escrevê-lo).
  2. Se definitivamente você for interrompido por alguém ou algo, desconsidere o pomodoro (0 ponto);
  3. Entre cada pomodoro faça um break de 3-5 minutos. Isso pode variar dependendo da atividade, mas ajuda a dar um “refresh” no teu cérebro e você consegue passar MUITO mais tempo fazendo uma atividade longa. Já consegui a marca de 28 pomodoros em um único dia. Note que estou falando de tempo LÍQUIDO de trabalho; 
  4. A cada 4 pomodoros, pare a atividade e dê um break de 15-30 min (isso tb pode variar).

Ferramenta: Kanbanflow [https://kanbanflow.com/] é o que uso para automatizar todo o processo de registro das minhas atividades (to do list), sinalização de interrupções, contabilização dos pontos, etc… Ela fornece um relatório diário e por período com a tua pontuação e também gera gráficos que ajudam a entender o que mais está te atrapalhando (roubando teu tempo). Se você levar a sério mesmo, o negócio começa a virar um jogo de você contra o tempo e, depois, contra você mesmo (para bater suas próprias metas). Também é possível “jogar” com a comunidade que utiliza a ferramenta.

Livro: aqui [http://www.pomodorotechnique.com/book/]  pode ser baixado o livro com mais detalhes sobre a técnica, mas não precisa estudar muito não, o processo é simples e o kanbanflow é mão na roda.

Apresentação: a apresentação a seguir cita a pomodoro technique e adiciona outras informações relacionadas a tempo, foco e respostas. Coisas que gostaria de compartilhar com vocês como, por exemplo, o Radar do Conhecimento (K-RADAR)

Desafio: veja se funciona mesmo para o seu caso e, se quiser, além de “jogar contra o tempo” a gente pode começar a “competir”, usando o kanbanflow. Se topar é só avisar 🙂  

Boa sorte!

Ufa! Consegui acabar o post antes do pomodoro terminar 🙂

[]’s

Advertisements
This entry was posted in Education. Bookmark the permalink.

6 Responses to Sem tempo, sem foco, sem respostas… E agora?!

  1. Leyla Barbosa says:

    Professor, adorei a ideia. Agora, só preciso de tempo para por em prática!!!! 😉

    • buregio says:

      Leyla, tão importante quanto o tempo é a PRIORIDADE, que é a urgência com a qual você trata suas tarefas. Pensa nisso e tenta por em prática 🙂

  2. Humberto Benvindo says:

    Muito bom Prof.Vanilson, aplicando esses métodos, com certeza meu objetivo profissional estará bem alinhado com o foco da empresa, tendo assim uma evolução satisfatória ou não vou poder analisar os pontos negativos quanto positivos visando os RESULTADOS.

  3. Jack says:

    Gostei da dica! Apenas considero difícil aplicá-la num ambiente de trabalho onde a interação entre as pessoas é fundamental, onde terá inevitavelmente interrupções. Mas não custa tentar! Em casa, estudando, certamente tentarei por em prática.

  4. Esdras says:

    Vanilson gostei muito da ideia vou adquiri-la agora no agendamento dos meus estudos 🙂

  5. Ale says:

    Teach…………….adorei………………mas como disse a aluna lá em cima…………falta tempo no fim do semestre acadêmico prá por sua proposta em prática………………quem sabe nas férias escolares, tá? [ ]’s ………..Alê

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s